Cuidar da saúde do coração é uma tarefa que envolve uma combinação de fatores fáceis de incluir no dia a dia, como mudar hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos. Segundo especialistas, os hábitos alimentares estão entre os principais fatores de risco que levam a uma doença cardiovascular.
Alimentos ricos em fibras, baixos em gordura e combinados à prática de exercícios físicos regulares são um combo potente para a saúde do coração. Incluir uma variedade de alimentos nutritivos e saborosos na sua dieta melhora o seu bem-estar, além de manter o coração batendo bem, forte e saudável.
POR QUE A ALIMENTAÇÃO É IMPORTANTE?
Os alimentos são o combustível do corpo, e a alimentação é um dos fatores que influenciam diretamente casos de doenças cardiovasculares. Ingerir alimentos ultraprocessados em excesso pode aumentar as chances de infarto e outras doenças do coração. Porém, com algumas mudanças nos hábitos alimentares, é possível cuidar da saúde do seu coração e viver bem.
O Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração, desenvolveu uma dieta que separa os alimentos em grupos com as cores da bandeira do Brasil. Essa dieta, chamada de Dieta Cardioprotetora Brasileira, é indicada para quem tem fatores de risco, como obesidade ou para quem fuma. A separação por cor funciona como um mecanismo para demonstrar uma questão importante da boa alimentação para o coração: a variedade de alimentos. Frutas, oleaginosas, legumes e verduras, fibras como aveia e linhaça, além de peixes, contribuem para o bom funcionamento do órgão.
ALIMENTAÇÃO PARA O CORAÇÃO
Uma maneira de começar a mudança de hábitos alimentares é dividir o prato em seções: arroz, feijão e proteína com legumes e vegetais no almoço. Outra forma é incluir as frutas no café da manhã, no lanche da tarde com iogurte. Com mudanças simples no início, o consumo de nutrientes e fibras aumenta e o coração agradece!
Outros alimentos importantes de serem incluídos na dieta são os grãos, como feijões, lentilhas e grão-de-bico, já que agem na redução do colesterol LDL. Além disso, ingerir linhaça e aveia, e as fibras presentes nas frutas, ajuda a reduzir a absorção de colesterol e açúcar pelo corpo. Outro hábito saudável que ajuda na saúde do coração é manter-se sempre hidratado! Beba bastante água, sendo importante não só para o coração, mas para o funcionamento do corpo todo.
A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
Além da mudança nos hábitos alimentares, é importante adotar outros hábitos saudáveis para o corpo, como a prática de atividades físicas regulares. Ingerir alimentos saudáveis é importante, mas a forma e a frequência como essa energia é queimada também são importantes para a saúde do coração.
Os exercícios físicos são importantes para manter os níveis de colesterol e açúcar do sangue equilibrados. Por isso, escolha atividades físicas que atendam às suas necessidades e que te proporcionem prazer. Além disso, manter o peso adequado também é importante, uma vez que o excesso de peso pode influenciar o surgimento de doenças cardiovasculares.
A gordura acumulada pode aumentar as chances de entupimento das artérias, dificultando o funcionamento do coração. Em qualquer caso, é importante buscar orientações médicas antes de mudar seus hábitos, sejam eles alimentares ou atividades físicas, para se adequar ao seu estilo de vida e às suas necessidades.
Ao adotar uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos, você não apenas fortalece o músculo vital que é o coração, mas também investe no seu bem-estar geral. Pequenas mudanças no seu estilo de vida podem ter um impacto significativo a longo prazo. Lembre-se, cuidar da saúde cardiovascular é um compromisso duradouro com uma vida plena e saudável!