O Dia Mundial da Luta contra a AIDS é comemorado no primeiro dia de dezembro. Dessa forma, o mês foi escolhido para a campanha Dezembro Vermelho, dedicada à mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, AIDS e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis).
O vírus HIV ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. O vírus consegue alterar o DNA de algumas células, fazer cópias de si mesmo e, depois de se multiplicar, busca outros para infectar. Por isso, o foco da campanha é chamar a atenção para a prevenção, assistência e garantir e proteger os direitos das pessoas infectadas com o HIV.
AIDS: O QUE É?
É uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (ou HIV, da sigla em inglês). O vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de outras doenças. As células mais atacadas pelo vírus são os linfócitos T CD4+. O HIV altera o DNA da célula, fazendo cópias de si mesmo. Após essa multiplicação, os linfócitos são rompidos e o vírus busca outras células para continuar infectando.
TRANSMISSÃO: COMO ACONTECE
A doença é transmitida pelas relações sexuais desprotegidas com pacientes soropositivos, com ou sem a AIDS; pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho na gravidez ou na etapa da amamentação.
PREVENÇÃO DA AIDS/HIV E DAS IST:
O método mais eficaz para evitar a transmissão é o uso do preservativo em todas as relações sexuais. Esse método, além de prevenir a AIDS/HIV, é eficaz contra as hepatites virais B e C.
Ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem de HIV, sífilis, hepatites B e C, tratamento antirretroviral também são outras formas de prevenção. O tratamento para as pessoas diagnosticadas com HIV inicia com os medicamentos antirretrovirais, poupando o sistema imunológico. Esse tipo de tratamento impede a multiplicação do vírus, evitando que a imunidade caia e a Aids apareça.
Previna-se! Use, sempre, preservativo nas relações sexuais e mantenha os exames sempre em dia.