O corpo pode dar alguns sinais de que está na hora de atentar-se para a saúde (seja a física ou mental), como desânimo, alteração no humor, problemas de sono, ansiedade, etc. A campanha Janeiro Branco visa conscientizar sobre os cuidados com a saúde mental, e levar conhecimentos sobre o tema.
A campanha busca estimular o cuidado com a saúde mental durante todo o ano, não somente no primeiro mês do ano. Discutir o assunto é importante para promover o cuidado e a importância de se atentar para as doenças mentais, o que pode resultar numa melhoria na qualidade de vida.
Durante todo o mês, a campanha propõe ações e debates para promover o bem-estar e difundir conhecimentos, a fim de acabar com o tabus que cercam a temática.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO?
Hoje em dia, infelizmente, ainda é bem comum que a busca por ajuda profissional sobre alguma doença mental seja vista como fraqueza. A campanha Janeiro Branco busca acabar com esse tipo de preconceito e mostrar os benefícios de cuidar da saúde mental.
QUAIS SÃO OS SINAIS DE UMA SAÚDE MENTAL DEBILITADA?
Os principais sintomas são demonstrados pelo corpo, mas comumente são interpretados como algum outro tipo de mal-estar. Estresse, tristeza, desânimo e dificuldade nas relações sociais são alguns sinais para começar a se preocupar com a sua saúde mental e procurar um profissional.
Além de uma boa orientação e aconselhamento, o profissional pode auxiliar o paciente a lidar da melhor forma possível com as emoções e a como enfrentar situações que podem impactar o emocional. Mas, acima de tudo, a terapia ajuda a cada um a lidar consigo mesmo.
DICAS PARA MELHORAR A SAÚDE MENTAL
Tenha uma boa rotina de sono
Dormir e acordar bem é importante para a saúde e, consequentemente, para o bem-estar. O sono é um grande aliado do corpo e do organismo. Estipular um horário para dormir e acordar melhora a qualidade do sono, além de evitar quedas de energia durante o dia. E lembre-se de ficar longe de telas por pelo menos 30 minutos antes de dormir.
Não hesite em buscar ajuda profissional
Ainda há muitos tabus acerca do acompanhamento psicológico. Muitos ainda esperam um momento crítico para buscar ajuda, mas ela pode vir nos estágios iniciais dos sintomas. Buscar ajuda profissional o quanto antes auxilia na prevenção de doenças mentais. Ao perceber qualquer sinal, recorra ao atendimento psicológico.
Separe momentos de lazer na rotina
A rotina cotidiana pode ser uma inimiga da saúde mental. Se preocupar apenas com o trabalho, estudo ou afazeres traz só malefícios ao corpo e à mente. É importante separar momentos de lazer na rotina: busque atividades que tragam prazer, descontração e satisfação.
Desconecte-se do mundo virtual
Os últimos anos potencializaram ainda mais as interações on-line. Há pessoas que, graças a pandemia, só têm contato com outras pessoas através das telas de computadores e smartphones. Esse tipo de interação cansa não somente o corpo, mas também a mente. Procure se desconectar do mundo virtual e desfrutar de atividades do mundo real, como ler um livro, encaixar atividades físicas na rotina ou alguma outra atividade longe das telas.
Cuidar da saúde física é importante, mas a saúde mental não pode ser deixada de lado. Cuide do seu corpo como um todo!