Fevereiro Roxo e Laranja

fev 10, 2023

Ao contrário de outros meses, fevereiro recebe duas cores: roxo e laranja. A primeira representa a conscientização do Lúpus, Fibromialgia e do Alzheimer; a segunda, a Leucemia, um dos mais graves tipos de câncer.

As cores escolhidas para a campanha não apenas representam as doenças: elas têm significados importantes como o cuidado, alerta e conscientização sobre sintomas e consequências, uma vez que algumas das doenças representadas pela campanha não têm cura, apenas tratamentos prolongados e adequados.

FEVEREIRO ROXO: LÚPUS, ALZHEIMER E FIBROMIALGIA

Essa campanha visa conscientizar sobre duas doenças autoimunes, o lúpus e a fibromialgia, e a doença de Alzheimer, que é degenerativa.

Lúpus

A doença crônica afeta o sistema imunológico, fazendo com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário. Estes anticorpos em excesso atacam o próprio organismo, inflamando órgãos como rins, pulmões, pele e articulações. É importante conhecer e atentar-se aos sintomas: manchas avermelhadas na pele, queda de cabelo, fraqueza, perda de peso, febre, convulsões, anemia e dores nas articulações.

A doença, de acordo com o Ministério da Saúde, afeta principalmente mulheres, 9 em 10 pacientes com risco mais elevado durante a idade fértil. O Lúpus não tem cura, mas é possível que a doença entre em remissão, quando ela está controlada, com melhora dos sintomas clínicos e laboratorial.

Mal de Alzheimer

É uma doença neurodegenerativa, afetando pessoas com mais 65 anos. A doença provoca o enfraquecimento das atividades cognitivas, e consequentemente reduz as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, o Alzheimer causa outros problemas no indivíduo, interferindo no comportamento, personalidade e na memória.

O Alzheimer não tem cura, mas é possível retardar a doença, como manter uma rotina saudável e fazer atividades relacionadas à memória, como jogos e leitura, por exemplo.

Fibromialgia

É uma doença que ataca as articulações, provocando dores por todo o corpo, especialmente em músculos e tendões. A fibromialgia apresenta outros sintomas, como cansaço excessivo, alterações no sono, depressão e ansiedade. É comum que a doença apareça depois de eventos graves, como trauma físico, psicológico ou infecção. O motivo do desenvolvimento da doença ainda é desconhecido.

Adotar alguns hábitos ajuda na prevenção da doença, como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e acompanhamento psicológico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a cada 10 indivíduos acometidos pela doença, 7 a 9 são mulheres.

FEVEREIRO LARANJA: LEUCEMIA

A campanha do fevereiro laranja alerta para um dos mais graves tipos de câncer: a leucemia. Com origem desconhecida, a doença afeta os glóbulos brancos e ocorre em todas as idades. É importante conhecer os sintomas, que incluem anemia, palpitação, falta de ar, dor de cabeça, etc.

Por meio de exames de sangue, como o hemograma, é possível chegar no diagnóstico precoce. Porém, a confirmação do diagnóstico só acontece por meio do exame da medula óssea. Em alguns casos, é preciso, também, fazer a biópsia da mesma.

Além de apresentar e conscientizar as pessoas sobre a doença, o Fevereiro Laranja também busca reforçar a importância da doação de medula óssea. A adesão e o aumento de doações é primordial para salvar vidas, uma vez que a compatibilidade entre doadores e pacientes é restrita: a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.

Faça check-ups de saúde regularmente! Recebendo diagnósticos precoces, é possível iniciar o tratamento correto e adequado para retardar algumas doenças graves.

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.