Nº 65 – julho de 2022

Saúde em dia

Agosto Dourado

Agosto é o mês de conscientização sobre a amamentação materna. O leite das mães é repleto de anticorpos e é de fundamental importância para o bom desenvolvimento do bebê durante seus primeiros meses ou até anos. A indicação geral é a que os bebês devem ser alimentados somente com leite materno pelo menos até os seis meses de idade.

O Agosto Dourado foi criado em 1992, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada foi escolhida por estar ligada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Cuidado em todas as estações

Dicas de saúde para o inverno

O inverno chegou e é preciso estar atento para as mudanças que podem ocorrer em nossa saúde. De acordo com pesquisas, no inverno é mais comum que doenças respiratórias se espalhem entre a população. Por isso é bom ficar ligado nos sintomas. Os principais problemas enfrentados nesta época do ano são os seguintes:

• Gripe

• Resfriado

• Rinite

• Sinusite

• Otite

• Asma

• Bronquite

• Pneumonia

Para cuidar bem do corpo durante o inverno, as dicas envolvem uma boa hidratação. Beber líquidos regularmente é importante mas não é a única hidratação necessária. Especialistas indicam a utilização de umidificadores nos ambientes, cremes hidratantes e até mesmo o excesso de banhos quentes é desaconselhado, porque pode ressecar a pele. Manter os ambientes arejados também é aconselhado, além de uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.

É importante também ficar atento às vacinações. Seguindo todos os protocolos, o inverno será saudável para todos.

Vantagens para os associados

Benefícios

Associado Assebrasp têm vantagens exclusivas!

Com uma rede de parceiros nos mais variados segmentos, a Assebrasp oferece aos seus associados a possibilidade de descontos em clínicas médicas, laboratórios e muito mais, em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Acesse nosso site e saiba mais!

Pesquisa em saúde

Trabalho de doutorado da UFMG revela que consumo diário de leite reduz risco de morte por doenças cardiovasculares

Uma pesquisa desenvolvida este ano mostra que o leite é importante até mesmo na fase adulta. Os resultados mostram que homens que consomem uma quantidade diária superior a 260ml têm 66% menos chance de risco de morte por doenças cardíacas. No caso das mulheres, o estudo aponta a necessidade de pelo menos 321ml por dia para que os resultados sejam iguais.

A pesquisa analisou a rotina de aproximadamente sete mil participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA Brasil), com idade de 35 a 74 anos. Foram oito anos de análise para que o modelo estatístico pudesse ser feito a partir dos participantes. Fernanda Marcelina, autora do estudo, afirma que o mais importante é ter uma alimentação saudável e balanceada. “O consumo de laticínios entre os brasileiros é baixo em comparação com países desenvolvidos”. A pesquisadora afirma que é preciso pensar em políticas públicas mais rigorosas para controlar o consumo de alimentos ultraprocessados, com taxação de alimentos e restrição da publicidade, além de subsidiar e promover alimentos saudáveis. As informações são do site de notícias da UFMG.

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.