Um estudo da Havard Medical School revelou que fatores como estresse crônico, má qualidade do sono e alimentação com baixo teor de nutrientes podem reduzir a eficácia do sistema imunológico humano. Ele consiste num conjunto de células, órgãos e tecidos que atua na defesa do organismo contra agentes estranhos com potencial infeccioso, sejam bactérias, fungos e parasitas, eliminando-os.
Manter uma boa alimentação, com frutas, vegetais, proteínas magras e fibras, ter horários regulares para dormir de 7 a 9 horas por noite e praticar atividades físicas com frequência são hábitos que ajudam na saúde do sistema imunológico. Consumir dois litros de água e se expor ao sol moderado, para aumentar a produção de Vitamina D, também colaboram na prevenção de infecções.
O cuidado com a saúde mental é intrínseco ao cuidado com o sistema imunológico, uma vez que situações de estresse causam o aumento da produção de cortisol e inflamações. Com isso, realizar pausas na rotina, ter hobbies e procurar auxílio psicológico, se necessário, também favorecem o bem-estar e as defesas do corpo humano.
|