Nº 92 – Maio de 2025

Dicas

Cuidados com a saúde no inverno

Com a aproximação do inverno e a queda nas temperaturas, cresce o número de doenças respiratórias como gripes, resfriados, sinusites e bronquites. Segundo o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, nessa época do ano, os atendimentos nas unidades de saúde por síndromes respiratórias têm um aumento de 40%.

Os grupos de maior risco para doenças respiratórias são compostos por crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Para eles, o cuidado com a saúde durante o período de clima frio deve ser intensificado. Desse modo, visitar regularmente o médico para check-ups rotineiros e evitar ambientes pouco ventilados são algumas das medidas que podem prevenir casos graves de enfermidades.

A campanha de vacinação contra a gripe já está em andamento na maioria das cidades brasileiras. Para tomar a dose, disponível no SUS, basta comparecer a um posto de saúde. Além de manter o calendário vacinal em dia, lavar as mãos corretamente e higienizá-las ao tossir ou espirrar são outras atitudes que também contribuem para a reversão do aumento de doenças respiratórias no inverno.

Prevenção

A importância da boa imunidade

Um estudo da Havard Medical School revelou que fatores como estresse crônico, má qualidade do sono e alimentação com baixo teor de nutrientes podem reduzir a eficácia do sistema imunológico humano. Ele consiste num conjunto de células, órgãos e tecidos que atua na defesa do organismo contra agentes estranhos com potencial infeccioso, sejam bactérias, fungos e parasitas, eliminando-os.

Manter uma boa alimentação, com frutas, vegetais, proteínas magras e fibras, ter horários regulares para dormir de 7 a 9 horas por noite e praticar atividades físicas com frequência são hábitos que ajudam na saúde do sistema imunológico. Consumir dois litros de água e se expor ao sol moderado, para aumentar a produção de Vitamina D, também colaboram na prevenção de infecções.

O cuidado com a saúde mental é intrínseco ao cuidado com o sistema imunológico, uma vez que situações de estresse causam o aumento da produção de cortisol e inflamações. Com isso, realizar pausas na rotina, ter hobbies e procurar auxílio psicológico, se necessário, também favorecem o bem-estar e as defesas do corpo humano.

Saúde

Alimentação saudável

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dietas inadequadas são responsáveis por uma em cada cinco mortes no mundo. Logo, uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para prevenir doenças crônicas graves, aumentar a imunidade e resistência do corpo e auxiliar na manutenção da saúde e do bem-estar das pessoas.

Em meio à correria do dia a dia, a busca por alimentos de preparo e consumo rápido como fast foods é frequente. Contudo, esses e outros alimentos ultraprocessados não suprem as necessidades nutricionais recomendadas e podem contribuir para o aumento do colesterol, pressão arterial e até diabetes devido ao alto índice de conservantes, açúcares e gorduras em muitos deles.

Vale ressaltar que dietas restritivas não são sinônimos de uma alimentação saudável, de modo que a moderação e o cuidado são as chaves para comer pensando na qualidade de vida. Além de priorizar alimentos in natura, frutas e vegetais, o consumo de água é também de muita valia para o cuidado que o corpo precisa. Afinal, um corpo saudável colabora para a saúde física e mental no dia a dia.

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.