Nº 67 – outubro de 2022

Cuide de você!

Dicas para você cuidar da sua saúde na primavera

A primavera chegou e, apesar de ser uma estação com muitas cores, bem florida, com ventos refrescantes e considerada uma estação feliz, ela pode trazer riscos para a sua saúde, como ansiedade, crises alérgicas e irritabilidade. Mas, mesmo sendo uma estação que convida a fazer mais atividades ao ar livre, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde.

Abaixo, você confere algumas dicas para cuidar da saúde na estação mais colorida do ano:

  • Deixe os ambientes arejados para não acumular o pólen que as flores liberam, pode ser um risco ao causar crises alérgicas, rinite, coriza e coceira no nariz;
  • Mantenha-se hidratado. A primavera traz dias mais quentes e com mais ventos, o que pode ressecar a pele. Use hidratantes corporais diariamente, mas não se esqueça de hidratar o corpo também, beba água todos os dias;
  • Lave as roupas guardadas antes de usar! Depois do inverno, é normal que roupas mais frescas estejam guardadas, por isso, lave-as antes de usá-las novamente, assim você não corre risco de usar itens com poeira ou ácaros;
  • Faça exercícios regularmente. É importante para a saúde, e para você, manter uma rotina ativa, assim você fortalece as energias do fígado e da vesícula biliar, ao mesmo tempo que mantém uma vida mais saudável.

Além dessas dicas, é importante manter todos os exames em dia e ficar atento ao calendário de vacinações.

Saúde em dia

Outubro Rosa – Câncer de mama também pode afetar os homens

O mês de outubro é dedicado para a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, doença que mais afeta as mulheres. A campanha do outubro rosa visa conscientizar e disseminar informações preventivas. Há, também, o alerta para o autoexame, umas das principais formas de identificar a doença e chegar ao diagnóstico precoce.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, o câncer de mama é a doença que mais acomete as mulheres. Em 2019, foram 59.700 novos casos. Porém, o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura e diminuir a agressividade da doença.

É importante lembrar que a doença também atinge os homens, já que eles também têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidades pequenas. É raro, mas a conscientização é primordial na luta contra a doença. Abaixo, você pode conferir alguns sintomas da doença. Ao detectar qualquer alteração no mamilo, consulte um médico imediatamente.

  • Surgimento de um caroço próximo ao mamilo;
  • Dor unilateral na mama;
  • Retração do mamilo;
  • Secreção pelo mamilo.

Informe-se! A informação é a melhor maneira de chegar ao diagnóstico precoce, converse com seu médico e mantenha os seus exames em dia.

Você sabia?

Associado Assebrasp tem vantagens exclusivas!

A ASSEBRASP oferece descontos a seus associados em clínicas médicas e possui uma rede de parceiros nos mais variados segmentos. A empresa oferece, também, descontos em consultas, cirurgias e tratamentos médicos. A ASSEBRASP tem uma extensa lista de parceiros, o que possibilita oferecer seus serviços com descontos a seus associados, tornando a saúde acessível para todos.

Acesse nosso site e saiba mais.

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.