Afastamentos por transtornos de saúde mental sobem 38%

jul 31, 2024

As questões de saúde mental são responsáveis por 38% de todas as licenças no INSS, mostrando um aumento significativo nos últimos anos.

Entre 2020 e 2022, os casos de afastamento por essas razões cresceram 30%, conforme dados da pesquisa Panorama da Saúde Mental nas Organizações Brasileiras, realizada em 2023.

Este crescimento alarmante dos afastamentos por questões psicológicas no Brasil representa um sinal de alerta para a sociedade. Entre as causas mais comuns para o aumento dos transtornos mentais, estão, o estresse contínuo, a pressão por resultados e a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Além disso, a pandemia intensificou sentimentos de isolamento e incerteza, agravando a saúde mental dos trabalhadores. A pesquisa, que ouviu mais de 24 mil trabalhadores, destaca a necessidade de as empresas investirem em estratégias para lidar com esses problemas.

É de extrema importância que as empresas reconheçam a importância de cuidar da saúde mental de seus colaboradores. Implementar políticas e programas de apoio pode reduzir o número de afastamentos e aumentar a produtividade e satisfação no trabalho.

Fonte:
https://www.cartacapital.com.br/do-micro-ao-macro/saude-mental-ja-representa-38-dos-afastamentos-pelo-inss/

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.