Atualmente, a adesão de hábitos saudáveis está cada vez mais em pauta e os brasileiros se preocupando com a saúde cada vez mais. Uma das formas mais comuns de começar hábitos saudáveis é mudar a rotina alimentar, deixar de comer alimentos industrializados e optar por frutas, legumes e outros alimentos que trazem benefícios para a saúde.
Porém, a indústria também está lançada opções industrializadas “saudáveis” à medida que os hábitos das pessoas mudam, mas nem todas essas opções são boas substituições no dia a dia ou para o organismo.
Aliada à atividades físicas, a alimentação pode impulsionar a sua saúde e prolongar o bem-estar e uma vida mais equilibrada. Pensando nisso, veja a lista a seguir de alguns alimentos benéficos para a saúde para você incluir na sua dieta e ter uma alimentação melhor.
OS ALIMENTOS QUE TRAZEM MAIS BENEFÍCIOS PARA A SUA SAÚDE
Ter uma dieta balanceada e com benefícios para a saúde engloba uma mudança de hábitos alimentares para incluir alimentos acessíveis e saborosos. Veja a lista abaixo:
AZEITE DE OLIVA
Um ingrediente um tanto quanto coringa na culinária. Pode ser usado na finalização de alguns pratos ou o foco em outros. O Azeite de Oliva inibe radicais livres e ajuda no combate a algumas doenças e na oxidação do LDL.
QUINOA
A quinoa é um grão repleto de propriedades nutricionais para a saúde. Ela é rica em ômega-3 e uma boa fonte de vitaminas B e E, cálcio, fósforo e magnésio. A quinoa também tem proteínas, tornando-a uma substituição perfeita para os veganos ou atletas que procuram fortalecer os músculos.
O grão também é bom para pessoas que buscam prevenir doenças cardiovasculares, como infartos e derrames.
LIMÃO
O limão é rica em vitamina C, ótima para fortalecer o sistema imunológico. A fruta também é fonte de antioxidantes e nutrientes como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo, todos atuam na alcalinização do sangue.
A fruta é bem versátil na cozinha, pode funcionar como tempero de alguns preparos e como sucos e limonadas. O suco, no entanto, ajuda a prevenir pedras nos rins e também alivia sintomas da indigestão por conter muitas fibras, que auxilia e regulariza as funções do intestino.
FRUTAS VERMELHAS
Frutas como amora, morango, cereja, framboesa, mirtilo e o açaí são ótimas para a saúde. Elas são ricas em nutrientes como ferro, cálcio, fósforo, magnésio e potássio. As frutas vermelhas ajudam no combate a anemia, colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas e osteoporose. Têm propriedades antioxidantes, que ajudam no retardo do envelhecimento, vitaminas C e do complexo B.
As frutas vermelhas têm flavonoides e ácidos gálicos, que ajuda na prevenção do câncer, infecções e na perda de memória. E assim como o limão, as frutas vermelhas também são versáteis na cozinha, podem ser consumidas in natura, como ingredientes em alguns preparos ou em sucos e vitaminas; têm baixo índice de calorias e alto teor de fibras.
COUVE
A couve já está presente em muitos preparos de almoços das famílias brasileiras, bastante nutritiva, é rica em minerais como ferro, cálcio, magnésio, iodo e fósforo. A hortaliça é indicada no combate a doenças como anemia, osteoporose e doenças cardíacas, prisão de ventre, cálculos renais, cólicas menstruais, úlceras e artrite.
A hortaliça também tem fibras e vitaminas A e do complexo B e C. A couve pode ser ingerida crua, refogada, cozida e em sucos naturais.
PEQUI
O pequi é um fruto bem tradicional do cerrado e é rico em nutrientes benéficos para a saúde, como vitaminas A, C e E, fibras e gorduras saudáveis. Além disso, o pequi também é bom para a imunidade, visão, pele a ajuda na diminuição do nível de colesterol ruim.
Pesquisas recentes também mostraram que o fruto do cerrado também tem uma grande importância na diminuição dos radicais livres que ajudam a formar doenças crônicas e inflamatórias. Com gosto e cheiro característico, o prato mais comum com fruto é o arroz, mas também é ótimo para ser usado em conservas e em doces. As folhas do pequizeiro também podem ser usadas em chás, que limpam e desintoxicam o fígado.