Muitas vezes, a terceira idade é vista como a fase da vida em que a pessoa não tem mais condições de se exercitar ou fazer tarefas com movimentos mais bruscos. Mas, assim como em qualquer idade, os exercícios físicos têm muitos benefícios para os idosos. E quanto mais cedo começar a praticá-los, melhor!
Porém, devido aos tabus e preconceitos, é comum que alguns idosos deixem de se exercitar, mesmo sabendo dos benefícios e com vontade de se movimentar. Mas é perceptível, nos últimos anos, o aumento de pessoas adeptas aos exercícios físicos, principalmente em relação à saúde.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE
É sabido que a atividade física oferece importantes benefícios às pessoas, mas para a terceira idades, eles são ainda mais importantes. Alguns deles são:
- prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares e pulmonares;
- auxílio no controle da diabetes;
- prevenção da artrite;
- fortalecimento muscular;
- bem-estar físico e mental;
- proporciona melhorias no equilíbrio, velocidade de andar, no reflexo e na ingestão alimentar;
- auxilia na diminuição da depressão;
- previne a osteoporose e suas consequências.
Além desses benefícios, há a discussão da relação da prática de exercícios com qualidade de vida e envelhecimento. Os profissionais da saúde também alertam: um estilo de vida ativo é importante para um envelhecimento com qualidade.
A ESCOLHA DE ATIVIDADES FÍSICAS NA TERCEIRA IDADE
Se manter ativo e praticar exercícios físicos é muito importante, mas antes de começar, é necessário se consultar com médicos especialistas para avaliar cada caso e orientar qual atividade será melhor. Alguns exemplos comuns: musculação, yoga, pilates, caminhada, natação, etc. Com acompanhamento e força de vontade, a prática regular de atividade física, alinhada às necessidade e realidade física, psicológica e social, pode significar a diferença para ter um bom envelhecimento.