Campanha mobiliza a sociedade a ter mais atenção com a saúde dos homens. Cuidados com o corpo e exames de rotina são fundamentais para evitar o aparecimento de doenças ou possibilitar um tratamento mais eficiente
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do de pele. Este e outros problemas de saúde são contemplados pela campanha Agosto Azul, que pretende chamar a atenção dos homens para cuidados básicos com a saúde do corpo. Desde 2012, quando foi instituído, o mês contribui para esta discussão.
Uma das principais questões tratadas pelas indicações médicas são os exames de rotina. O exame voltado para identificar problemas na próstata é muito importante e um dos principais em discussão no mês de agosto. Um dado que chama a atenção é o de que um em cada seis homens terá câncer de próstata um dia. É por isso que um diagnóstico precoce é fundamental para a saúde masculina. Sendo tão comum, a doença deve ser encarada com muita seriedade e como um problema social.
O ideal é que as visitas ao médico sejam anuais. A partir dos 45 anos, é ainda mais importante estar atento às visitas médicas porque as chances de que se desenvolva algum problema podem aumentar.
Mudanças de hábitos
A campanha Agosto Azul também traz uma discussão sobre hábitos mais saudáveis. Atividades físicas e o vício em cigarro são algumas das questões levantadas por especialistas. É importante ter em mente que a maioria dos males da atualidade podem ser evitar com uma mudança de hábito. As doenças cardiovasculares, por exemplo, entra nesta estatística. Os seguintes fatores de risco podem ser evitados com atividades físicas:
Colesterol
Sedentarismo
Sobrepeso e obesidade
LDL alto
Tabagismo
Pressão alta
Estresse
Abuso de bebidas alcoólicas
Mas então, o que fazer?
Tendo toda essa informação em vista, elencamos algumas ações que podem ser feitas para colocar a sua saúde em dia!
Movimente-se! 30 minutos de atividade por dia pode contribuir para melhorar muito sua saúde. Qualquer atividade é válida. Corrida, caminhada e dança são alguns dos exemplos.
Tenha um alimentação mais saudável! Reduzir o sal é um começo, mas você pode também evitar o açúcar e a gordura em excesso. Evite também produtos muito industrializados. O segredo é: se no rótulo há algum ingrediente que você não encontra na sua cozinha, provavelmente não faz muito bem à saúde.
Atenção ao peso! Fique atento à circunferência abdominal. O peso também é importante, e deve ser observado, mas a cintura é um indicador fundamental.
Aferir sempre a pressão! O ideal é que o médico seja consultado para que você saiba a sua média de pressão. Por isso, visite seu médico.