A terceira idade demanda muita atenção, principalmente porque as quedas de idosos desperta preocupação e cuidado. É nessa fase da vida que o corpo se torna mais sensível a qualquer tipo de impacto, além de ficar mais frágil. Por isso, familiares precisam ter mais precauções.
Para evitar as quedas e prevenir a fragilidade, é possível adotas algumas medidas para garantir mais segurança e melhorar o bem-estar dos familiares que estão na terceira idade.
POR QUE É PRECISO FORTALECER MÚSCULOS E OSSOS?
Com o envelhecimento, é comum ter mais dificuldade para caminhar, ter mais firmeza nos movimentos, de manter o equilíbrio e, além disso, os músculos perdem força e há alterações na visão e na audição, o que podem contribuir para o risco de acidentes.
Além dos fatores naturais, é comum que o idoso faça uso de medicações, que também contribui para aumentar o risco de quedas. Remédios como diuréticos, vasodilatadores e antiarrítmicos, que podem causar, dentre os efeitos colaterais, desequilíbrio e fraqueza.
Na terceira idade, ter cuidados a mais não é exagero, já que locais desconhecidos, pouca iluminação, pisos mais escorregadios, caminhos sem apoio e elementos como tapetes também podem causar acidentes com o idoso. A grande preocupação em acidentes são as consequências, como fraturas e sangramentos.
COMO FORTALECER O CORPO E PREVENIR QUEDAS
Uma boa maneira de prevenir acidentes na terceira idade é o acompanhamento constante de fisioterapeutas, que vão agir na melhora da força muscular, o condicionamento físico, o equilíbrio e a força motora. Apesar de ainda ser um tabu, o profissional poderá aconselhar o uso de bengalas e andadores para facilitar a locomoção.
Outros exercícios que podem fortalecer o corpo são as caminhadas e a musculação, que podem propiciar qualidade de vida e independência funcional, já que a musculação melhora a capacidade cardiorrespiratória, e além de prevenir quedas, também ajuda na prevenção de doenças ósseas.
Além de exercícios físicos e acompanhamento com especialistas, outra forma de ajudar a proteger quem está na terceira idade, é a adaptação da casa para as necessidades observadas. Para evitar dores de cabeça, os ambientes podem receber uma iluminação melhor, retirar os tapetes e objetos que podem causar acidentes, optar por móveis mais altos para facilitar para o idoso ao sentar e levantar, colocar barras de apoio em ambientes mais frequentados, como banheiros, corredores e banheiros; manter os caminhos sem objetos que podem causar tropeços; deixar objetos de uso constante estejam sempre em lugares de fácil acesso também são algumas maneiras de evitar acidentes.
Em casos de quedas, é preciso procurar um médico imediatamente, mesmo que não tenha lesões aparentes, já que o médico pode solicitar exames mais detalhados e verificar se houve fratura interna e descobrir as causas da queda, caso não tenha sido ocasionada por fatores externos.
A melhor forma de prevenir é ter sempre o cuidado contínuo, como permanecer ativo e praticar atividades físicas, fisioterapia e estar sempre com acompanhamento médico. Manter os exames em dia também é uma maneira de descobrir as causas dos acidentes e das maneiras de como preveni-los.