Cuidado com a saúde bucal: como a boca impacta em todo o corpo

dez 27, 2023

Desde a infância, aprendemos a importância de escovar os dentes, passar fio dental e cuidar da nossa saúde bucal. Por mais que seja algo ensinado pelas famílias e escolas desde muito cedo, é comum haver negligências com estes cuidados na fase adulta. Mas, a verdade é que a boca e sua saúde podem ser cruciais para o bem-estar geral do corpo e do restante do organismo, justamente por desempenhar um papel crucial para a nossa saúde em geral.

Saúde bucal e Diabetes Tipo 2

É muito comum, quando nos referimos à saúde bucal, a nossa primeira (às vezes única) preocupação ser com a condição da estética de nossos dentes. As idas ao dentista são geralmente planejadas com o foco total em nosso sorriso e não com uma visão ampla para toda a nossa boca, mas a verdade é que a boca é a porta de entrada para muitas condições que afetam todo o nosso corpo.

Uma das doenças mais comuns presentes na boca é a doença gengival, também conhecida como periodontite. Que é uma infecção grave das gengivas que afeta os tecidos moles que circundam os dentes. Quando não recebe tratamento adequado, a periodontite pode destruir o osso que sustenta os dentes, os deixando frouxo e em diversos casos pode até causar sua queda.

A boca interage com todas as estruturas do corpo e estudos científicos apontam a relação direta entre problemas dentários com uma série de condições médicas, incluindo Diabetes Tipo 2. Neste caso, existe uma relação bidirecional: por um lado, pessoas com essa condição enfrentam um maior risco de desenvolver doenças gengivais; por outro lado, infecções bucais não tratadas podem afetar os níveis de glicose, dificultando o controle da Diabetes Tipo 2. Por isso, é imprescindível o cuidado com a saúde bucal para pessoas que apresentam essa patologia.

Outros riscos da negligência da saúde bucal

Um dos links mais intrigantes descobertos pela ciência é a conexão entre doenças gengivais e problemas cardiovasculares. A inflamação das gengivas pode desencadear reações inflamatórias em todo o corpo, aumentando o risco de doenças cardíacas. Um caso de infecção que pode ser letal e que ocorre quando as defesas da boca estão baixas – devido a uma doença imunológica ou ao uso de medicamentos – é a endocardite. A endocardite é uma inflamação das estruturas internas do coração, que felizmente é uma doença rara, mas não é impossível de se desenvolver pela falta de saúde bucal.

Outro papel importante que a saúde bucal desempenha é no período gestacional. Estudos indicam que problemas periodontais podem estar ligados a partos prematuros e bebês com baixo peso. Portanto, as futuras mamães devem dar atenção especial à sua saúde bucal durante a gestação.

Dicas para manter uma boa saúde bucal e geral

  • Escovação e fio dental: estabeleça uma rotina rigorosa de escovação e uso do fio dental;
  • Check-ups regulares: visitas regulares ao dentista são cruciais para a detecção precoce de problemas;
  • Alimentação saudável: uma dieta equilibrada não só beneficia os dentes, mas também promove a saúde geral;
  • Evite tabaco e excesso de álcool: esses hábitos prejudiciais têm impactos negativos na saúde bucal e geral.

Cuidar da saúde bucal vai muito além de ter um sorriso bonito. É um investimento na saúde do corpo todo. Podemos adotar práticas diárias que não apenas preservam os nossos dentes, mas contribuem para uma vida mais saudável e plena. Então, da próxima vez que pensar em pular a escovação antes de dormir, lembre-se: você está cuidando não apenas dos seus dentes, mas de todo o seu corpo.

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.