assebrasp@assebrasp.com.br | (31) 3226-9047 ou (31) 3226-9720 | (31) 9.8020-8688

Defesa Civil alerta sobre os cuidados durante período chuvoso

Mar 13, 2018

Além das ações preventivas, que devem ser tomadas durante todo o ano, Cedec dá dicas de segurança para o cidadão em caso de situações de perigo

Segundo dados do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), a tendência climática para o meses de dezembro a março, na maior parte do estado, é de chuva dentro da média esperada e, nas regiões do Triângulo, Oeste e Zona da Mata, de chuvas acima da faixa normal climatológica. Assim, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) orienta a população a adotar ações preventivas durante o período chuvoso e a evitar situações de risco.

A principal medida a ser tomada pela população deve ser agir rapidamente e com bom senso. De acordo com a Cedec, isto quer dizer que, se está chovendo muito, com descargas elétricas e riscos de inundações, se a pessoa  não têm a necessidade urgente de sair de casa, é melhor que aguarde para sair. E, se já estiver na rua, não deve esperar para agir, evitando assim as situações de risco. Os principais causadores de ocorrências com vítimas relacionadas à chuva são, nesta ordem, as inundações, os deslizamentos e as descargas elétricas. Em caso de enxurrada, é importante observar as placas indicativas. E ainda,  se a pessoa estiver de carro e não for possível sair do local, é preferível abandonar o veículo.

Cuidados com as crianças

Outra recomendação importante é não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se com doenças como hepatite e leptospirose. Em locais com risco de deslizamento de encostas, os moradores devem estar atentos a trincas e rachaduras no chão das casas e também nas encostas. Se houver inclinação de árvores, postes, cercas ou muros, pode ser um indício de que o terreno está cedendo. Neste caso, é preciso pensar na segurança da família primeiro, sair do local e acionar a Defesa Civil. Já em caso de descargas elétricas, estando na rua, a recomendação é nunca se abrigar debaixo de árvores. Se houver fios de alta tensão no local, afaste-se e, mais importante, procure abrigo em alguma edificação.

Se estiver em casa, é necessário desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas, afastar-se de janelas e não manusear nenhum aparelho ligado à rede elétrica, em hipótese alguma. Em caso de perigo, o cidadão deve acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone 199. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) também possui um plantão 24 horas, pelo telefone (31) 99818-2400. Nos casos de acidentes com vítimas, ligar imediatamente para Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou para SAMU, pelo telefone 192.

Período de chuvas

Para enfrentar o período de chuvas, a Cedec possui 15 depósitos com materiais de assistência humanitária e também conta com duas plantas móveis potabilizadoras de água para atendimento aos locais com comprometimento no abastecimento.

Os materiais de assistência humanitária são descentralizados nas regionais da Defesa Civil, para uma maior agilidade na distribuição aos municípios atingidos e são compostos, principalmente, por cestas básicas, colchões e cobertores.

Principais recomendações:

  • Evitar cortar árvores e retirar a vegetação das encostas
  • Evitar fazer aterros sem a devida compactação do solo
  • Não jogar lixo na rua, principalmente em bueiros, córregos e rios
  • Realizar a limpeza das calhas e do telhado para evitar entupimento
  • Retirar o lixo de casa apenas no dia de entregar para a coleta

(Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais)

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.