A diferença entre os dois tipos de diabetes é bem simples de compreender. Na diabetes do tipo 1, ocorre redução ou falta de produção de insulina; já no tipo 2, o organismo desenvolve uma resistência à ação desse hormônio.
Se na sua família tem casos de pessoas com diabetes, você precisa ficar muito atento aos alimentos que consome, para que não venha a tornar-se diabético também. Em casos em que o nível de açúcar no organismo fica alto com frequência, isso acaba por gerar prejuízos para a sua saúde, como aumentar o risco de doenças renais, cardiovasculares e oculares.
Quer aprender mais sobre os tipos de diabetes? Continue lendo e informe-se melhor.
Entenda melhor quais as diferenças entre a diabetes do tipo 1 e do tipo 2
O aumento de açúcar no sangue provocado pela diabetes do tipo 1 e do tipo 2 se dá de formas diferentes: a diabetes do tipo 1 está relacionada a uma condição orgânica, fazendo com que o pâncreas reduza a quantidade ou pare de produzir a insulina; no tipo 2, o organismo apresenta resistência à ação da insulina.
E por serem diferentes, os sintomas se manifestam de formas distintas também.
No tipo 1, os sintomas mais frequentes são:
- aumento da fome;
- sede constante;
- necessidade de urinar várias vezes;
- fraqueza;
- fadiga;
- perda de peso;
- náusea;
- vômito.
Enquanto no tipo 2 os sintomas costumam ser:
- suscetibilidade para infecções;
- problemas de cicatrização;
- formigamento nos pés;
- alteração visual;
- formação de furúnculos.
Você está com um ou mais desses sintomas? É melhor ficar atento! Procure ajuda médica e faça exames para identificar os níveis de açúcar no seu sangue. É através dele que o médico conseguirá identificar se você já está com diabetes ou se você está com níveis elevados de açúcar no sangue ou se está normalizado.
Cuide bem da sua saúde.