Doenças crônicas: o que são?

abr 3, 2023

Talvez você conheça algumas doenças crônicas, mas não saiba o que são.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas representam 71% das mortes no mundo. A maior parte dessas doenças pode ter um desenvolvimento lento, interferindo na percepção dos principais sintomas e prejudicando o funcionamento do corpo e de algumas funções, o que pode causar desconfortos e crises. Por isso, é importante que todos saibam reconhecê-las e entender a importância de adotar hábitos saudáveis no dia a dia.

                Por isso, neste blog, o objetivo é explicar o que são as doenças crônicas, os fatores que podem desencadeá-las e quais hábitos adotar no dia a dia para evitar complicações decorrentes das mesmas.

O QUE SÃO DOENÇAS CRÔNICAS

                Apesar de não serem urgências médicas e não precisarem de tratamento imediato, as doenças crônicas podem ser graves e afetar a qualidade de vida dos indivíduos, demandando mudanças no estilo de vida.

                Elas são multifatoriais, ou seja, são causadas por vários motivos, como predisposição genética, má alimentação, sedentarismo, tabagismo, etc. Como exemplos de doenças crônicas, podem ser citados o câncer, a diabetes, a obesidade, a hipertensão, a asma, o lúpus e os problemas cardiovasculares. Algumas delas precisam de monitoramento constante, mesmo quando são assintomáticas. Como o tratamento adequado pode ser necessário para a vida toda, pode-se dizer que elas não têm cura.

QUAIS OS FATORES DE RISCO DE UMA DOENÇA CRÔNICA?

Apesar de algumas serem hereditárias, há alguns fatores que aumentam as chances de doenças crônicas se desenvolverem. Por isso, é importante ocorrer uma mudança de hábitos na rotina, tanto para prevenir como para ajudar no tratamento dessas doenças.

Confira alguns fatores de risco a seguir:

Má alimentação ter uma dieta baseada em alimentos gordurosos, frituras e com excesso de açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças;

Sedentarismo deixar de praticar exercícios físicos, somado a uma dieta desequilibrada, pode prejudicar o funcionamento do organismo e aumentar os riscos desse tipo de patologia;

Beber álcool em excesso sobrecarregar alguns órgãos com o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas, e de forma recorrente, pode aumentar a chance de doenças crônicas se desenvolverem.

As doenças crônicas causam muita preocupação por provocarem sérios problemas de saúde e afetarem o bem-estar dos portadores. Portanto, é importante adotar hábitos saudáveis no dia a dia, principalmente se o paciente tem fator de predisposição genética. No entanto, caso seja acometido por uma doença crônica, o melhor caminho é se atentar ao tratamento adequado e ter disciplina.

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.