As gorduras são fundamentais para o bom funcionamento do ornagismo e se ingeridas em boa quantidade podem fornecer energia e suplantar os carboidratos nos exercícios físicos.
Estas são as gorduras mais saudáveis e segundo a Health Beat, publicação da Escola de Medicina de Harvard, e o sítio especializado Vitónica devem ser consumidas, se possível, em todas as refeições do dia.
GORDURAS MONOINSATURADAS
Gorduras monoinsaturadas têm propriedades anti-inflamatórias e auxiliam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e efeitos benéficos na glicose sanguínea.
Alimentos que contêm grande quantidade de gorduras monoinsaturadas
- Azeites: de azeitona, de abacate, gergelim e amêndoa;
- Abacate;
- Nozes: macadâmia, avela, girassol, amêndoas, castanhas;
- Peixes: arenque, bacalhau, sardinha, salmão.
GORDURAS POLI-INSATURADAS
Ômega 3
Outra gordura que tem se mostrado essencial para o bom funcionamento do organismo é o ômega-3. Estudos indicam que ele tem papel no fortalecimento do sistema imunológico, diminui a pressão arterial e ajuda a prevenir e combater doenças cardiovasculares.
Ele pode ser feito por meio de suplementação, caso seja muito difícil inserir estes alimentos na dieta.
Estes são alimentos ricos em ômega-3
- Salmão enlatado
- Atum enlatado
- Sardinhas ou arenque enlatados
- Cavala
- Chia
- Castanhas
Ômega-6
É mais fácil de ser ingerido que o ômega-3, por isso os excessos desse tipo de gordura é mais comum. Além ser ruim para a saúde geral, o ômega-6 compete como o ômega-3 para ser absorvido.
Ele está presente na maior parte dos óleos vegetais e é usado em larga escala na alimentação moderna. Pesquisas ligaram o alto consumo desta gordura ao surgimento de câncer de próstata e de mama.
Apesar disso são essenciais para a dieta humana. O indicado é que consumamos até 5 vezes mais ômega -6 que ômega-3. Atualmente, alguns pesquisadores indicam que essa razão está em 20:1.
- aves
- salgadinhos, frituras e bolos
- a maior parte dos óleos vegetais
- gordura de palma
- óleo de semente de groselha negra
- colza ou óleo de canola
- Óleo de cânhamo
- Óleo de soja
- Óleo de algodão
- Óleo de semente de girassol
- Óleo de milho
- Óleo de cártamo
- produtos industrializados feitos com gordura vegetal
Uma boa forma de adicionar essas gorduras boas à dieta é temperar a salada, carnes e vegetais com os óleos indicados e misturar sementes e nozes às preparações. Nutricionistas indicam adicionar gorduras boas, como as monoinsaturadas e o ômega-3 em todas as refeições.
Fontes: Health Beat, publicação da Havard Medical School e Vitónica, sítio especializado em saúde e alimentação saudável.