Febre Oropouche: entenda mais sobre a doença que preocupa o Brasil

ago 9, 2024

Doença é transmitida por mosquito e tem sintomas semelhantes à dengue; país registrou primeiras mortes no mundo

Ainda pouco conhecida por boa parte da população, a febre oropouche se espalha pelo Brasil e preocupa cada vez mais as autoridades de saúde. 

Após o país registrar as duas primeiras mortes de adultos pela doença, no mês de julho, o Ministério da Saúde confirmou, no dia 02 de agosto, o primeiro óbito fetal causado por transmissão vertical — da mãe para o filho — da arbovirose.

O que é a febre oropouche?

A febre de oropouche é uma arbovirose rara, transmitida pela picada do mosquito-maruim infectado com o vírus, também conhecido como “mosquito pólvora”.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue, incluindo febre alta, dores de cabeça intensas, dor muscular, nas articulações e atrás dos olhos, além de erupções cutâneas. Embora menos conhecida, ela é uma preocupação crescente nas regiões afetadas.

Por conta dessa semelhança entre as doenças, a melhor forma de detecção da oropouche é por meio de exame laboratorial do tipo PCR, que é capaz de identificar o material genético do vírus.  

Prevenção

O Ministério da Saúde recomenda, como medidas de proteção para evitar ou diminuir a exposição às picadas dos insetos, o uso de roupas compridas, sapatos fechados e repelentes nas partes expostas do corpo, em especial nas primeiras horas da manhã e ao fim da tarde. 

A limpeza de terrenos e de locais de criação de animais, o recolhimento de frutas e frutos que caem no chão, o uso de telas de malha fina em portas e janelas também são medidas de combate ao maruim. 


fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/o/oropouche

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.