Logo no início do ano, no mês de janeiro, uma das campanhas mais importantes é realizada: a de conscientização e promoção da saúde mental e emocional. Não por acaso, podemos entender o período como um convite para nos prepararmos psicologicamente para o que o novo ciclo nos reserva. Aliás, de que adiantam tantos sonhos e objetivos sem que ao menos tenhamos condições de desempenhá-los?
Devido à quantidade de informações, situações, estresse e desafios que somos submetidos diariamente, torna-se essencial buscar práticas e profissionais que nos auxiliem no enfrentamento dessa realidade. Além disso, boas companhias, aquelas que nos permitem um ambiente seguro para compartilhar experiências, também nos ajudam a tornar o cotidiano mais leve, suportável.
Nos últimos anos, tornou-se mais comum nos depararmos com pessoas que estão convivendo e em tratamento de algum sofrimento mental. Possivelmente, tantas outras não compartilham os seus quadros devido ao preconceito nutrido pela nossa sociedade por essa pauta. Sendo assim, é de suma importância que tenhamos responsabilidade emocional sobre o outro, que sejamos gentis e acolhedores. Acredite, a sua cortesia faz toda a diferença.
Por fim, cuide de você! Nada é mais importante do que a sua saúde, sua sanidade, o seu bem-estar. Livre-se de prejulgamentos que afastam você de um diagnóstico e terapia adequada para a cura da sua alma. Compartilhe essa mensagem com mais pessoas. Cuidar de si não é loucura. Loucura mesmo é não cuidar da sua saúde mental e emocional!