assebrasp@assebrasp.com.br | (31) 3226-9047 ou (31) 3226-9720 | (31) 9.8020-8688

Mais de 6 milhões de crianças brasileiras estão com excesso de peso

Jun 9, 2021

Manter uma alimentação balanceada desde cedo previne doenças, mas segundo o o Ministério da Saúde muitas crianças estão fora dessa realidade. No Brasil, a estimativa é que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade.

A obesidade infantil afeta 13,2% das crianças entre 5 e 9 anos acompanhadas no SUS, Sistema Único de Saúde. Entre os menores de 5 anos, o índice de sobrepeso é de 14,8% e o de obesidade, de 7%. Esses dados são de 2019 e têm por base no Índice de Massa Corporal das crianças atendidas no SUS.

A manicure Kátia Duran, de 40 anos, conta que a filha Kamylla Vitória começou a ter sobrepeso aos cinco anos de idade. Hoje, aos 9 anos, com quadro de obesidade, a filha de Kátia tem colesterol e insulina altos, e gordura no fígado. Com o acompanhamento médico periódico e a realização de exames, a criança passou a ser atendida por endocrinologista, psicólogo e nutricionista. Kátia, que também é obesa desde a infância, explica que busca incluir a prática de atividades físicas no tratamento da filha.

Segundo o Ministério da Saúde, a pandemia de covid-19 teve um impacto importante na alimentação das crianças e adolescentes, além do aumento do sedentarismo. Essa realidade foi percebida pela família de Kamylla Vitória, a mãe da criança detalha que ela ficou mais ansiosa e ganhou peso.

A pediatra Nathalia Sarkis informa que a obesidade infantil oferece riscos para a saúde da criança, como hipertensão e diabetes.

O Ministério da Saúde explica que a obesidade infantil é resultado de vários fatores como genéticos, comportamentais, aleitamento materno de curta duração e introdução de alimentos de forma inadequada. Cuidados com a saúde de forma multidisciplinar, a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos saudáveis ajudam a prevenir a doença. 

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Fonte: Agência Brasil

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.