O mês de novembro ganha a cor azul visando o combate ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens. Esse tipo de câncer é responsável pela morte de 28,6% da população masculina, e no Brasil, mata 1 homem a cada 38 minutos, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer.
Um dos momentos mais críticos da doença é na fase inicial, que não apresenta sintomas. Quando começam a surgir, 95% dos tumores já estão em uma fase avançada, dificultando na cura.
SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA
- Dor óssea;
- Dores ao urinar;
- Presença de sangue na urina e/ou sêmen;
- Vontade de urinar com frequência.
DICAS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
O diagnóstico precoce é a melhor forma de detectar a doença, para iniciar o tratamento o quanto antes e chegar na cura. Por isso, é importante ficar atento ao que é possível para prevenir o câncer de próstata:
- Mantenha os exames em dia;
- Vá ao médico regularmente;
- Faça o exame de toque retal anual;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Pratique atividade física;
- Não fume ou consuma bebidas alcoólicas,
TRATAMENTO DA DOENÇA
Uma das principais modalidade de tratamento da doença é a cirurgia, que pode ser aplicada junto à radioterapia e ao tratamento hormonal, de acordo com cada caso. Porém, se o câncer estiver localizado apenas na próstata, há a possibilidade do tratamento com a cirurgia oncológica, radioterapia e a observação vigilante.
Caso o câncer se espalhe para outros órgãos, causando a metástase, o tratamento é feito pela radioterapia com o tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos. Cada caso é avaliado individualmente e o médico especializado escolhe qual o tipo de tratamento melhor atenderá o paciente. O médico avaliará os riscos, benefícios e qual terá o melhor resultado.