O mês de outubro é mais conhecido pela campanha Outubro Rosa, focada na prevenção do câncer de mama. Mas você conhecia o Outubro Prateado? A causa, que surgiu a partir de uma parceria entre a Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Serviço de Geriatria Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, tem apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
O OUTUBRO PRATEADO
O objetivo da causa é informar a população idosa sobre a importância de manter uma boa qualidade de vida nessa idade. Além disso, o Outubro Prateado busca também incentivar hábitos mais saudáveis a fim de proporcionar um envelhecimento funcional para os idosos, ajudando a estimular independência e consciência em todos.
A fase da terceira idade pode variar dependendo do país, mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil e em países em desenvolvimento, a terceira idade começa aos 60 anos. Porém, o Outubro Prateado abrange muito além dessa faixa etária, uma vez que pretende dar visibilidade para um envelhecimento saudável, cuidados de prevenção e ajudar a evitar problemas de saúde mais comuns em idosos, como doenças crônicas.
Entretanto, a causa busca não só chamar a atenção para problemas de saúde físicos: é preciso criar e orientar uma boa rede de apoio, para garantir um bem-estar social aos idosos.
JOVEM HOJE, IDOSO AMANHÃ
Se conscientizar e saber sobre a importância de manter uma boa qualidade de vida na terceira idade não precisa ser apenas para os idosos, afinal, todos envelhecem. Para ter um envelhecimento de qualidade, é possível adotar hábitos mais saudáveis desde cedo. Cuidar da saúde mental e física auxiliam em uma maior qualidade de vida no envelhecimento.
Ajudar idosos e incentivar a independência deles é essencial para estimular um bom envelhecimento. Em todas as etapas é essencial que haja, sempre, ajuda mútua.