De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e também o mais frequente no mundo. Por ano, há o registro de 60 mil casos entre as brasileiras.
Entretanto, o INCA ainda diz que 28% dos casos poderiam ser evitados ao adotar hábitos mais saudáveis. Para conscientizar ainda mais pessoas, a campanha Outubro Rosa alerta para a importância de prevenção, que pode contribuir para o diagnóstico precoce, importante nos estágios iniciais da doença.
A CAMPANHA
A campanha Outubro Rosa acontece durante o mês todo e é dedicada à conscientização sobre os riscos e prevenções da doença. Focada principalmente na saúde da mulher, a campanha alerta ainda sobre o câncer de colo do útero.
Durante todo o mês, diversas ações são realizadas por várias entidades e organizações sobre o câncer de mama, todas com o mesmo objetivo: levar informações úteis e divulgar serviços relacionados à doença.
SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA
A campanha não visa somente na conscientização sobre a prevenção. O Outubro Rosa também divulga informações para facilitar o reconhecimento dos sintomas. Fazer o autoexame para reconhece-los pode ser importante para chegar ao diagnóstico precoce e começar o tratamento no tempo certo.
Alguns sintomas do câncer de mama são:
- nódulos na axila;
- mama mais dura;
- vermelhidão e coceira na região da mama;
- mudança no formato do mamilo ou da mama.
COMO SE PROTEGER
Em alguns casos, não é possível prevenir o câncer de mama. Porém, o INCA apresenta alguns hábitos que pode ajudar a reduzir as chances da doença se desenvolver. O Instituto diz que a prevenção primária tem como objetivo “impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um estilo de vida mais saudável”.
Veja alguns hábitos que você pode adotar para ajudar na prevenção contra o câncer de mama:
- Tenha uma dieta balanceada;
- Pratique exercícios físicos regularmente;
- Evite bebidas alcoólicas;
- Tente manter o peso adequado;
- Evite os ultraprocessados.
Faça o autoexame mensalmente, mantenha a saúde em dia e sempre busque ajuda médica ao perceber qualquer sintoma.