assebrasp@assebrasp.com.br | (31) 3226-9047 ou (31) 3226-9720 | (31) 9.8020-8688

Serviço de consulta online da Unimed-BH registra mais de 20 mil atendimentos

Jun 22, 2020

Telemedicina. Lançado no dia 18 de março, mais de 100 médicos treinados participam do atendimento a clientes com suspeita de coronavírus

Diante da pandemia de Covid-19, a Unimed-BH lançou o serviço de consulta on-line para atender as pessoas com suspeita de coronavírus. A consulta está disponível desde o dia 18 de março pela internet e o objetivo é contribuir para proteger os clientes, diminuindo o risco de contaminação nas unidades de pronto-atendimento e nas salas de espera dos consultórios médicos. Em cerca de 80 dias de funcionamento do serviço, até o dia 9 de junho, foram realizadas 21.946 consultas. A Cooperativa chegou a registrar mais de 500 consultas on-line realizadas em um único dia.

“O objetivo é garantir o acesso dos clientes a atendimento médico quando mais precisam, sem que tenham que sair do isolamento social. Com esta ação, geramos mais segurança aos clientes e à equipe de profissionais da assistência. Essa estratégia demonstra ainda que as novas tecnologias podem ser grandes aliadas da medicina”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.

Como funciona

O cliente Unimed-BH, pelo site, em um primeiro momento, ele vai fazer uma autotriagem em que é convidado a responder a um questionário com perguntas focadas nos sintomas. Em seguida, é possível agendar a consulta on-line. O cliente precisa aceitar o termo de consentimento e estar disponível no horário agendado. Para realização da consulta, ele receberá por e-mail um link que o conectará com um profissional de saúde.

Para o atendimento on-line, os pacientes precisam estar conectados à internet, com um computador ou celular, com recursos de vídeo e voz. A consulta é individual e o serviço funciona sete dias por semana, das 8h às 20h. Até o momento, mais de 100 médicos estão atendendo na consulta on-line coronavírus da Unimed-BH. Eles foram capacitados para o atendimento on-line, conforme o protocolo clínico e de acordo com as recomendações vigentes.

APROVAÇÃO

A consulta on-line tem tido uma avaliação positiva dos clientes. O Net Promoter Score (NPS) acumulado é 80 e está na zona de excelência, refletindo o grau de recomendação do serviço por parte dos beneficiários do plano de saúde. O NPS é uma métrica usada pelas principais empresas do mundo para medir o grau de satisfação e lealdade dos clientes.

Telemonitoramento

A Unimed-BH também mantém o serviço de telemonitoramento das pessoas com suspeita de coronavírus que estão em isolamento domiciliar, permitindo um acompanhamento do estado de saúde dos pacientes com maior frequência. Atualmente, mais de 1.400 clientes estão sendo monitorados. Até o dia 7 de junho, o serviço de telemonitoramento já acompanhou mais de 17 mil pacientes.

O serviço funciona da seguinte forma: após o diagnóstico com suspeita da doença, o paciente que se encontra em isolamento domiciliar recebe o contato de um profissional de saúde da Unimed-BH, que é responsável pelo telemonitoramento desse paciente em até 14 dias de quarentena, seguindo o protocolo da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhando de perto o seu estado de saúde. A equipe do telemonitoramento também é responsável por direcionar o percurso do cliente de acordo com sua necessidade, seja encaminhando para consulta online, consulta presencial ou até mesmo com acionamento do serviço de urgência.

CONSULTAS ELETIVAS

A Unimed-BH também passou a oferecer a ferramenta de consulta online para as consultas eletivas dos clientes, até então realizadas apenas nos consultórios médicos. “Implementamos a consulta on-line como uma opção nesse momento de pandemia. É uma forma de facilitar o acesso dos clientes aos médicos cooperados, especialmente aqueles que fazem acompanhamento regular. É importante manter os cuidados com a saúde durante a pandemia”, afirma Samuel Flam.

O serviço de consulta on-line é ofertado enquanto durar a pandemia e segue a regulamentação prevista pela Lei Federal no. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e é regulamentada pela Portaria nº 467, de 20 de março de 2020, do Ministério da Saúde. Atualmente, são quase 600 médicos ativos na ferramenta, de 27 especialidades, e já foram realizadas cerca de 1.500 consultas on-line.

FOTO / Divulgação / Unimed-BH

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.