Transtorno Afetivo Sazonal (TAS): entenda a condição que envolve as estações do ano e a saúde mental

maio 20, 2025

Durante as estações do ano, as pessoas podem experimentar emoções diversas e variadas de acordo com a época. Esse detalhe pode desencadear quadros do Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), condição pouco debatida e real, que afeta o humor das pessoas. O TAS é mais comum, sobretudo, no outono e inverno, quando a luz solar é menos intensa.

Neste artigo, entenda mais sobre o Transtorno Afetivo Sazonal, como reconhecê-lo e tratá-lo adequadamente, preservando sua saúde mental e suas emoções durante o ano.

O que é o Transtorno Afetivo Sazonal?

Relacionado à variação de luz solar, o Transtorno Afetivo Sazonal é considerado um tipo de depressão. Ele se inicia no outono, chega ao ápice no inverno e finda na primavera, quando as temperaturas sobem e o sol aparece mais frequentemente.  O TAS altera hormônios como a serotonina, o “hormônio do humor”, melatonina, que regula o sono e Vitamina D, cuja produção é auxiliada pela exposição ao sol.

Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria estimam que de 1 a 3% dos brasileiros têm níveis de moderados a graves do Transtorno Afetivo Sazonal. 10% da população local tem sintomas mais leves da condição.

Quais os sintomas do Transtorno Afetivo Sazonal?

Sensações de tristeza persistente ou que surgem repentinamente, fadiga após o descanso e desinteresse em atividades do dia a dia podem ser alguns dos sinais do Transtorno Afetivo Sazonal. Além desses sintomas, os portadores do TAS podem ser acometidos por alterações no sono, desde a insônia ao sono excessivo, mudanças no apetite (incluindo o desejo por carboidratos) e dificuldade de concentração.

Vale pontuar que, em indivíduos com o Transtorno Afetivo Sazonal, esses sintomas são contínuos e ocorrem na mesma época todos os anos.

Por que o Transtorno Afetivo Sazonal é mais frequente no outono e no inverno?

Durante o outono e o inverno, os casos de Transtorno Afetivo Sazonal aumentam. Nessas estações do ano, a produção de melatonina aumenta, provocando mais sono e reduzindo o estado de alerta. Além disso, o clima frio pode contribuir para  o isolamento social devido à preferência das pessoas por ambientes fechados, evitando sua exposição às baixas temperaturas em locais abertos.

A partir desses fatores, pode-se explicar o motivo do começo dos sintomas do Transtorno Afetivo Sazonal no outono e sua intensificação no inverno.

Como prevenir ou atenuar os sintomas do Transtorno Afetivo Sazonal?

É possível evitar ou aliviar os sintomas do Transtorno Afetivo Sazonal, mesmo nas épocas de maior ocorrência dessa condição.  Expor-se à luz natural, deixando janelas abertas, mantendo-se ativo com caminhadas matinais ao sol e exercícios físicos são boas dicas de contornar o TAS. Além disso, estabelecer uma rotina e alimentar-se bem, evitando excesso de açúcar e álcool ajuda na regularidade do corpo e bem-estar.

Se você perceber que precisa de ajuda, não hesite em procurar um profissional para manter o equilíbrio emocional necessário.

É sempre tempo de cuidar de sua saúde mental

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Logo, a prevenção do Transtorno Afetivo Sazonal é uma das formas de manter sua mente saudável. O lembrete, porém, é válido para todas as épocas do ano, uma vez que se sua mente está bem, seu corpo está bem. Conte com a Assebrasp para ajudar você a manter-se equilibrado e ativo todos os dias.

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.