Vacina experimental mostra potencial para frear retorno de câncer de pâncreas e intestino

ago 13, 2025

Nesta semana, os resultados promissores de uma vacina que pode frear o retorno do câncer em pacientes com tumores de pâncreas e colorretais, animaram cientistas e médicos. Chamada de ELI-002 2P, ela foi aplicada em 25 pacientes que concluíram o tratamento com cirurgia e quimioterapia, mas ainda apresentavam resquícios da doença.

A vacina, de acordo com os pesquisadores, induziu uma forte resposta imune às mutações do câncer de pâncreas em 68% dos pacientes que a receberam. Ela, que não é personalizada, pode ser fabricada em larga escala e atinge, sobretudo, mutações do gene KRAS, que impulsiona o desenvolvimento de tumores.

O oncologista e líder do estudo, que está em fase 2, com a ELI-002 2P, Zev Wainberg, da Universidade da Califórnia, ressalta a importância da descoberta: “Essa vacina pode ajudar a treinar o sistema imune a reconhecer mutações específicas do tumor e prevenir recaídas”. Vale ressaltar câncer de pâncreas tem uma das mais altas taxas de mortalidade no mundo.

 

Fonte:
https://g1.globo.com/saude/noticia/2025/08/11/vacina-experimental-mostra-potencial-para-frear-retorno-de-cancer-de-pancreas-e-intestino.ghtml

FAÇA SUA COTAÇÃO
Planos de saúde exclusivos para servidor público. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato em breve com sua cotação.