Junho é um mês especial para a Assebrasp e para todos que se preocupam com a saúde e o bem-estar do próximo. Conhecido como “Junho Vermelho”, este período é dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue.

A campanha visa mobilizar a população e aumentar os estoques de sangue nos hemocentros de todo o país, salvando vidas e proporcionando esperança para aqueles que mais precisam.

Doar sangue é um ato de solidariedade e altruísmo que pode salvar até quatro vidas com uma única doação. O sangue é essencial para diversas situações, como emergências médicas, tratamentos de doenças e procedimentos cirúrgicos. Acidentes de trânsito, queimaduras graves e outras emergências necessitam frequentemente de transfusões.

Processo simples de doação


O processo de doação de sangue é simples, rápido e seguro. Ao chegar no hemocentro, você preencherá um cadastro e passará por uma triagem para avaliar se está apto a doar.
A coleta em si leva cerca de 10 minutos, durante os quais você doará aproximadamente 450 ml de sangue, uma quantidade que o corpo repõe rapidamente. Após a doação, você será orientado a descansar por alguns minutos e a consumir um lanche para repor as energias.

Condições para doar sangue


Para ser um doador de sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado (evitando alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento de identidade com foto.

Doe Sangue, Salve Vidas

Neste Junho Vermelho, convidamos você a fazer parte dessa corrente do bem. Doe sangue, incentive amigos e familiares a fazer o mesmo e ajude a divulgar a importância dessa campanha. Juntos, podemos transformar o mundo em um lugar mais solidário e humano!